Compartilhar


O QUE É UM DISCÍPULO

DEFINIÇÕES DO PRÓPRIO JESUS
Sempre ouvimos dizer que devemos ser discípulos de Jesus. Mas cada pessoa tem a sua própria definição do que é ser realmente um discípulo de Cristo. Mas o que importa não é com EU ou VOCÊ definimos o que é ser discípulo, mas como realmente Jesus define.
Vejamos as definições que o próprio Cristo dá para discípulo.

Primeira Definição:
O Discípulo Faz o Que o Seu Mestre Faz

“Não é o discípulo mais do que o seu Mestre, nem o servo maior do que o seu senhor; basta ao discípulo ser como a seu mestre, e o servo ser como a seu senhor” (Mateus 10.24,25).

O discípulo entra num relacionamento de aprendizado com seu mestre. O discípulo faz o que o seu mestre faz. Ele vê em seu mestre o exemplo a ser vivido. Em seu mestre ele busca respostas e orientações para todos os momentos de sua vida.

Segunda Definição:
O Discípulo Faz o Que o Seu Mestre Manda

“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8.31,32).

O discípulo obedece a palavra do mestre. O discípulo vive os ensinamentos do mestre. Nesse caso, tanto do Mestre por excelência – Jesus – assim como do seu discipulador, que o orienta debaixo da Palavra de Deus.

Terceira Definição:
O Discípulo Vive para Agradar o Mestre

“Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14.26,27).

O Discípulo deixa tudo por amor de seu Mestre. Deixa pai, mãe, filho, filha, qualquer parente, qualquer pessoa que o possa atrapalhar de seguir a Jesus. O discípulo está disposto a carregar a cruz que precisa carregar para seguir o seu Mestre.

Quarta Definição:
O Discípulo Ama Como o Mestre Ama

“Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também, vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13.34,35).

Há três palavras na língua grega que podem ser traduzidas como amor:
Fileo: Amor Fraternal (ele estabeleceu condições para amar alguém).
Eros: Amor romântico (entre marido e mulher – este amor também estabelece condições de amar alguém).
Ágape: Amor Divino (o amor de Deus para com o ser humano – este amor não estabelece condições para amar). Este amor simplesmente ama incondicionalmente alguém. E quando Jesus disse que para ser seu discípulo deveria amar (ágape) como Ele ama, disse: incondicionalmente.

Quinta Definição:
O Discípulo Faz Novos Discípulos

“Nisto é glorificado o meu Pai, que deis muito fruto, e assim sereis meus discípulos” (João 15.8).

O fruto de que Jesus está falando aqui são os novos discípulos. Não está falando de um fruto esporádico, mas de muitos frutos. De fazer muitos novos discípulos.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS DE UM DISCÍPULO

Você pode ser um grande cientista, um famoso estadista, ou mesmo um grande teólogo, e mesmo assim estar longe do plano de Deus para a sua vida. Se você não compreende e não experimenta as verdades básicas do discipulado, ensinadas por Jesus e pelo Apóstolo Paulo, então você não é um discípulo de Jesus, e você não será capaz de discipular outros.
O apóstolo Paulo escreveu para seu discípulo Timóteo, seu filho espiritual: “Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (II Timóteo 2.1,2).
Um discípulo é alguém que ama a Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, de todo seu coração, alma, e mente, e tenta se tornar mais e mais como Ele por meio da fé e da obediência.
Jesus, através de Lucas, ilustra muito bem como deve ser a vida e a conduta de um discípulo de Jesus. Essa porção das Escrituras mostra que discipulado, segundo Jesus Cristo, não é uma moda nova que apareceu na Palestina do primeiro século com a intenção de ganhar espaço no mercado eclesiástico. Tampouco é uma moda nova no século XXI. Pelo contrário, é compromisso sério com o projeto de Jesus.

“Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14.26,27).

As características que se seguem foram escritas por Bill Bright, fundador da Campus Crusade for Christ, aqui conhecida como Cruzada Estudantil e Professional para Cristo.
1. Um discípulo deve ter a certeza da salvação. Deve saber que é um filho de Deus, que Cristo mora dentre dele. Deve ser capaz de explicar isso para outros, sendo capaz de dar seu testemunho com clareza e graça, convencendo os outros de que Cristo Jesus é o Senhor e faz toda a diferença na vida do ser humano.
2. Um discípulo anda na plenitude e poder do Espírito Santo. O Espírito Sagrado é responsável por tudo que acontece na vida de um crente: seu novo nascimento, andar diário, compreensão das Escrituras e orações. Ele produz o fruto do Espírito em nós, que nos capacita a ter vidas santas e a testemunhar de Cristo.
3. Um discípulo demonstra amor a Deus, aos seus líderes, seus vizinhos, seus irmãos e seus inimigos. Jesus manda-nos amar a Deus de todo nosso coração, com toda nossa alma, com toda a nossa mente, e Ele também nos manda amar nosso próximo como a nós mesmos.
4. Um discípulo é alguém que sabe como ler, estudar, memorizar e meditar na Palavra de Deus, e esconder suas verdades no seu coração. É impossível andar na plenitude do Espírito Santo de Deus sem um entendimento da Sua Palavra. O contrário é também verdadeiro: você não pode compreender a Palavra de Deus sem o Espírito Santo.
5. Um verdadeiro discípulo de Jesus é um homem ou mulher de oração. O Senhor Jesus Cristo, que gastou 40 dias em oração e jejum no deserto, é nosso grande exemplo disto. Para ele, a oração é uma disciplina diária, regular, e não um exercício que ele faz apenas algumas vezes e fica um tempo sem fazer.
6. O discípulo é alguém obediente, que estuda a Palavra de Deus e obedece aos Seus mandamentos num estilo de vida que honra o Senhor Jesus Cristo.
7. Um discípulo é alguém que confia em Deus e leva uma vida de fé. As Escrituras lembram-nos disso: “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6).
8. Um discípulo entende a graça de Deus. Deus ama-nos incondicionalmente, se nós o obedecemos ou não. Isto é o contrário do legalismo, a heresia primária da vida cristã, que nos aconselha a tentar obedecer às leis de Deus pela nossa própria sabedoria, força e poder.
9. Um discípulo é alguém que testemunha de Cristo como um modo de vida. Como cristãos, devemos dar frutos, de acordo com João 15.8: “Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muitos frutos; e assim vos tornareis meus discípulos”. Isto inclui tanto o fruto de almas levadas ao reino de Cristo como o fruto do Espírito: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei” (Gálatas 5.22,23).
10. Um verdadeiro discípulo do Senhor Jesus adora a Deus no companheirismo da Sua Igreja. É envolvido em Sua Igreja através do estudo, adoração, oração, testemunho e a mordomia do seu tempo, talento e tesouro (ou seja, ele sabe que o tempo, talento e tesouro pertencem a Deus, pois isso é ser mordomo: cuidar daquilo que é de Deus, administrar seu tempo, talentos e tesouros para honrar a Deus).

João 15.7, diz: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito”.
João 15.14: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando”.

O discípulo aprende vendo, ouvindo e perguntando. O relacionamento espontâneo e constante entre o discípulo e o discipulador faz surgir oportunidades de ensino, exortações e consolo em situações do dia-a-dia.

ALVOS PARA O DISCÍPULO
Discípulos Recém-Convertidos

Experimentar o batismo no Espírito Santo.
Aprender a manusear a Bíblia, estudando-a sistematicamente.
Demonstrar sujeição à autoridade de Cristo e da Igreja.
Demonstrar compromisso e envolvimento com os irmãos (reuniões, contribuições, serviço).
Ter revelação da pessoa e da obra de Jesus.
Aprender o manual básico (Acompanhamento Inicial).
Vencer os principais problemas do velho homem (vícios, impurezas, rebeldias, mentiras, desonestidade, etc.).
Fazer o Encontro com Deus na visão metodista.
Congregar fielmente na célula e no culto de celebração.
Reunir-se regularmente com seu discipulador.

Material de Trabalho para o Discípulo Recém-Convertido

A Bíblia, principalmente o Novo Testamento.
Iniciar o Trilho do Discipulado (Manual para uma Vida Bem Sucedida).

Alvos para o Discípulo em Formação

Manter e aperfeiçoar o que foi alcançado.
Continuar congregando fielmente na célula, no culto de celebração e no discipulado pessoal um a um.
Administrar bem a sua vida, sua casa, suas finanças e seu tempo.
Apresentar evidências de uma vida transformada que reflete o caráter de Cristo no seu viver diário.
Proclamar e testemunhar de Jesus.
Manifestar os dons do Espírito Santo.
Caminhar em companheirismo (oração, ensino e edificação mútua).
Ter clareza sobre o Evangelho do Reino.
Ter clareza sobre o Propósito Eterno de Deus.
Alimentar-se corretamente, todos os dias, da Palavra de Deus, e estudá-la organizadamente, juntamente com uma vida intensa de oração.

Material de Trabalho para o Discípulo em Formação

Apostilas do Trilho de Discipulado (níveis intermediários) e treinamentos oferecidos pela Igreja (inclusive este que você está fazendo).

O Discípulo Pronto para Discipular e Liderar Células

Manter e aperfeiçoar o que foi alcançado.
Ter revelação da sua vocação (Romanos 8.29; Mateus 28.18-20).
Ter uma disciplina de oração e leitura da Palavra.
Buscar capacidade e graça para transmitir a Palavra.
Compreender e demonstrar obediência à Grande Comissão de Jesus descrita em Mateus 28.18-20.

Material de Trabalho para o Discípulo Pronto para liderar

Apostilas do Trilho do Discipulado (níveis avançados), treinamentos específicos e os cursos principais: ECM (Módulos I ao IV).

PARA BAIXAR APOSTILA COMPARTILHAR COMPLETA SÓ APERTAR O BOTÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário